segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os sinos de Baependi

Vamos falar um pouco dos nossos sinos!
Nós sempre ouvimos o soar dos sinos em várias ocasiões na nossa paróquia, mas algumas pessoas não sabem que o toque, muda, dependendo do que está acontecendo no determinado momento.
Vamos ver agora alguns detalhes de nossos principais sinos.


* O sino Jerônimo:
Notável pela beleza de sua voz; tem, no exterior de sua boca, esta inscrição: "Villa de Santa Maria de Baependi anno de 1848".
Este sino é usado em todas as ocasiões na nossa paróquia; enterros/ festividades/ ás 18:00 hrs na Ave Maria/ na Quaresma ao meio dia, ás 15:00 e as 18:00hrs/ na Via Sacra de domingo/ todos os dias do Setenário das Dores ás 12:00, 15:00, e 18:00hrs.
O sino Jerônimo tem um som inconfundivel. Para nós, filhos da terra, e principalmente aqueles que vão embora para outra cidade, sentem saudade do badalar compassado do velho Jerônimo em noites de domingo.



* O sino Manuel:


Vê - se, em sua face: "A. T. P. G. 1850 R! do sabão nº 77".

Este sino é usado em celebrações festivas e enterros, juntamente com o Jerônimo.
Seu som é considerado o melhor dentre os três.


* O sino Pedro:



O sino menor, de som agudo, chama - se Pedro. É usado em festividades e enterros, juntamente com os outros dois sinos que já vimos.

Trecho do livro Templos e Crentes:

" Os filhos ausentes da velha cidade moem saudades, no fundo dos corações, quando se lembram do chorar do jerônimo, em dias de Semana santa. Ao dobra - lo, o sineiro o sustenta de boca para cima, e, pelas extremidades da mesma, com um hábil movimento, faz girar o grosso badalo; esse girar, sonoro, raspante, é que faz o chorar do Jerônimo. E ele, também, algumas vezes, sentinela da cidade. Se nesta aparece um incêndio, se algum perigo sério a ameaça, em rebate grita o sino, potente, aflito, convocando o povo, que, pressuroso, se congrega a sua voz".


 Eu me sinto honrrado de poder tocar o velho sino Jerônimo em noites de domingo, durante a Via Sacra após a Missa, é uma sensação que só quem vive e passa por ela consegue explicar. Dá um orgulho de ser Baependiano!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Segunda Caminhada para o Santuário de Nhá Chica

Sim, a igreja em Baependi está viva!!!

No dia 26 de fevereiro de 2012 realizou - se a segunda caminhada rumo ao santuario Nossa Senhora da Conceição. Peregrinos vindos de diversas partes da zona rural e de outras cidades, se puseram á caminho da casa da Mãe, construida por Nhá Chica, inumeras bênçãos foram derramadas. Algumas pessoas chegaram a sair às 19:00 horas de sábado e caminharam a noite toda para chegar domingo cedinho na Matriz de Baependi, de onde saiu uma grande procissão levando o andor da Padroeira.


Aproximadamente às 8:00 hrs, depois de se concentrarem na Emil, os peregrinos subiram para a Matriz, onde soaram os sinos, anunciando a toda cidade a chegada do povo de Deus.





O estandarte de Nhá Chica foi trazido pelo Pároco Pe. Douglas.



A procissão ganhou a rua ''do comércio" e chegou ao pé do morro do Santuário.








Finalmente chegando ao Santuário, os peregrinos passam pela imagem de Nhá Chica, e vão rumo a quadra onde foi realizada a Missa.











A celebração foi presidida pelo ex - pároco e idealizador da caminhada Pe. José Roberto. O atual pároco da paróquia São Sebastião em Varginha, veio caminhando da comunidade do Fundão.









Ao final da Missa, o antigo pároco foi homenageado com uma placa por sua idéia de organizar a caminhada anualmente.





A imagem que pertenceu a Nhá Chica, foi levada até o altar, juntamente com os exames de Ana Lúcia, professora que inexplicávelmente foi curada de uma doença no coração.










Pois então, você que não pôde ir a essa caminhada, ano que vem já está convidado para participar deste momento único de fé profunda, e superação!


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Missa de quarta feira de Cinzas em Baependi

A Missa de Quarta feira de Cinzas, foi celebrada no Santuário da Imaculada Conceição, apesar do temporal, a igreja construida por Nhá Chica ficou lotada de fiéis!



Nhá Chica, sentada em sua humilde cadeira, vê os fiéis chegando para a importante celebração, que marca o inicio da Quaresma, e o lançamento do tema da Campanha da Fraternidade 2012:

"Que a Saude se Difunda Sobre a Terra,
Fraternidade e Saúde Pública."

A Missa foi presidida pelo Pe. Elberson (Taquinho), que brilhantemente falou ao povo de Deus sobre o sentido do tempo Quaresmal, sobre penitência e explicou claramente o Evangelho do dia, que falava sobre o jejum, esmola, e oração.














Ao final da Missa, Pe. Taquinho abençoou e distribuiu as cinzas sobre os fiéis, lembrando que não ditribuiria para as pessoas levarem para casa, pois não devemos contribuir para a preguiça dos outros. Os que não puderam ir devido a doença ou outros problemas, receberiam em casa dos Ministros da Sagrada Eucaristia. E lembrou ainda que há quinta, sexta e sábado, para as pessoas irem á Missa e receberem a cinza.









 Alex no topo do Santuário!!!


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Quarta feira de Cinzas

Este é um tempo de oração,conversão e profundo recolhimento.

O sentido de recebermos cinzas sobre nossas cabeças é reconhecermos de onde viemos e sabermos pra onde vamos.

Humildade acima de tudo!

Ora, se todos somos pó, não existe ninguém melhor do que ninguém. Não podemos julgar ou condenar alguém apenas pela roupa que veste ou pela cor de sua pele como sempre fazemos. Não podemos cometer o absurdo de nos dizermos salvos porque seguimos esse ou aquele lider religioso, porque somos desta ou daquela igreja, Deus não tem lugar limitado sobre a terra. Jesus está dentro de nós; Ele presisa que o deixemos sair.  A Quarta feira de cinzas, marca o início de um tempo propício para refletirmos sobre nossas ações, e praticarmos o perdão.

O tempo Quaresmal relembra também os quarenta dias que Jesus jejuou no deserto, preparando seu corpo e espirito para sua principal missão aqui na terra!

Nos salvar!



A Quaresma termina no Domingo de Ramos, quando se inicia a Semana santa. Jesus depois de refletir muito no deserto, agora está pronto para entrar em Jerusalem e passar por todas as provações que seus algozes preparam para por fim a Sua vida.


 

Então, sigamos o que Ele nos ensinou!
Vamos aproveitar esses quarenta dias para pensarmos em que precisamos melhorar, vamos perdoar a quem nos faz mal, pois só assim haverá a paz que sempre sonhamos, pratiquemos a caridade, porque não podemos colocar nossas cabeças no travesseiro sabendo que existe gente como a gente com frio ou com fome!

E fazendo tudo isso, nós possamos ressuscitar no Domingo de Páscoa junto com Jesus, sendo novas pessoas em espirito.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O sentido do Encontro

O verdadeiro sentido do encontro, como já dizia o leigo Marcelo Dantas, em uma pregação de terça feira Santa, nada mais é  do que um Deus repleto de amor por seus filhos, que tenta de todos os modos entrar em nossas vidas...

No princípio dos tempos, o mundo era encoberto pelas trevas, e o espirito de Deus pairava sobre as águas. E Deus disse faça - se, e tudo se criou.
Foi por amor que Ele nos fez a sua imagem e semelhança.

Deus vendo o homem na solidão, resolve promover o encontro entre homem e mulher, sendo assim, tudo o que Ele criara tinha agora sentido pois Deus, homem e mulher, participavam de um verdadeiro encontro santo sobre a terra.
Porém, tanto amor e harmonia, enche de inveja aquele que no maior desencontro se afastou de Deus. satanás introduz no coração do homem e da mulher o pecado, juntamente com o desejo de contrariar a Deus. Causando assim o afastamento da criação de seu Criador.

Mas Deus não desiste de nos procurar, porque Ele é amor somente. E então Ele tenta falar a seu povo atraves dos profetas e das pessoas que quardam com carinho suas palavras.

Mas o mair encontro de todos, é quando Deus, rejeitado por nós, resolve se fazer de carne e osso e habitar nosso meio. E o nome desse encontro é Jesus.
Os personagens protagonistas deste maravilhoso encontro que traz Deus aos homens, se figuram no Espirito Santo, no anjo Gabriel, e na jovem de Nazaré; Maria.
Maria ao contrário de Eva que se escondeu do Senhor no paraiso, não foge do encontro com Deus. E diz SIM ao plano que Ele prepara para se fazer carne no meio de nós.

Jesus vem ao mundo e cura seu povo, expulsa demonios, liberta os cativos, ENCONTRA -SE conosco. Mas tambem incomoda à muitos.

 Mas se na época para muitos era impossível fugir, se não havia mais para onde se esconder do Senhor, gritaram e entoaram um forte grito de... CRUCIFICA-O, CRUCIFICA-O...
Decidiram mata-lo.
(Eu me pergunto se nos dias de hoje não fazemos o mesmo)

Será que nos dias atuais, nós não "matamos" Jesus, quando fingimos não O conhecer, ou quando temos vergonha de dizer que somos Cristãos/Católicos?

Seria esse o fim do encontro de Deus e os homens?
Deus morreria tentando encontrar seu povo?
Certamente que não, porque enquanto Jesus carregava a pesada cruz em direção ao calvário, uma pessoa, uma mulher, ela tenta varar a turva em direção a Jesus, cotoveladas e empurrões a impedem, mas Ela continua e não desiste. Maria não teme os soldados e vai ao encontro de seu Filho.
Olhos nos olhos de Mãe e Filho, desmancham o desencontro de Adão e Eva com Deus no principio dos tempos. Maria personalidade humana, Jesus personalidade divina.

Há mais coisas entre um simples encontro de duas imagens...

 Se vermos com os olhos humanos, enchergaremos somente um teatro que se repete todos os anos, mas se vermos com o coração, veremos o desfecho da história de um Deus tão apaixonado por nós que nem a morte foi capaz de por fim ao Seu amor.