Nós sempre ouvimos o soar dos sinos em várias ocasiões na nossa paróquia, mas algumas pessoas não sabem que o toque, muda, dependendo do que está acontecendo no determinado momento.
Vamos ver agora alguns detalhes de nossos principais sinos.
* O sino Jerônimo:
Notável pela beleza de sua voz; tem, no exterior de sua boca, esta inscrição: "Villa de Santa Maria de Baependi anno de 1848".
Este sino é usado em todas as ocasiões na nossa paróquia; enterros/ festividades/ ás 18:00 hrs na Ave Maria/ na Quaresma ao meio dia, ás 15:00 e as 18:00hrs/ na Via Sacra de domingo/ todos os dias do Setenário das Dores ás 12:00, 15:00, e 18:00hrs.
O sino Jerônimo tem um som inconfundivel. Para nós, filhos da terra, e principalmente aqueles que vão embora para outra cidade, sentem saudade do badalar compassado do velho Jerônimo em noites de domingo.
* O sino Manuel:
Vê - se, em sua face: "A. T. P. G. 1850 R! do sabão nº 77".
Este sino é usado em celebrações festivas e enterros, juntamente com o Jerônimo.
Seu som é considerado o melhor dentre os três.
* O sino Pedro:
O sino menor, de som agudo, chama - se Pedro. É usado em festividades e enterros, juntamente com os outros dois sinos que já vimos.
Trecho do livro Templos e Crentes:
" Os filhos ausentes da velha cidade moem saudades, no fundo dos corações, quando se lembram do chorar do jerônimo, em dias de Semana santa. Ao dobra - lo, o sineiro o sustenta de boca para cima, e, pelas extremidades da mesma, com um hábil movimento, faz girar o grosso badalo; esse girar, sonoro, raspante, é que faz o chorar do Jerônimo. E ele, também, algumas vezes, sentinela da cidade. Se nesta aparece um incêndio, se algum perigo sério a ameaça, em rebate grita o sino, potente, aflito, convocando o povo, que, pressuroso, se congrega a sua voz".
Eu me sinto honrrado de poder tocar o velho sino Jerônimo em noites de domingo, durante a Via Sacra após a Missa, é uma sensação que só quem vive e passa por ela consegue explicar. Dá um orgulho de ser Baependiano!