terça-feira, 18 de setembro de 2012

Curiosidades!



 




Só em 1891 (23 de dezembro), foi suspenso o medalhão do ático, de marmore branco, onde está esculpida a Maternidade.


 
Um mês e oito dias decorridos, uma cruz de mámore era posta, como remate, ao alto, no centro do frontispício.
 
 As estátuas, também de mámore branco, de São José e de São João Evangelista, foram colocadas no frontispício, em 18 de agosto de 1892.
Detalhe!No dia 8 de setembro do dito ano, destinado à festa da Padroeira, foram bentos a cruz do alto, o medalhão da Maternidade e as duas estátuas de mámore, já referidas.



A estátua de São João Evangelista, traz uma inscrição em latim:
"in principio etal Verbum"
"no principío era o verbo"
 
Registra ainda o Tombo os serviços prestados às obras da igreja pelos deputados baependianos, de então, não olvidando Silvestre Ferraz. Seus nomes foram esculpidos, no mármore de um medalhão oval, à frente da matriz.
 
À frente da Matriz, mostram-se dois medalhões, de mármore branco, em forma oval, tendo, um deles, esta inscrição: " Santa Maria de Baependi Paróchia 2 de agosto de 1752 Villa 19 de julho de 1814. Cidade 2 de maio de 1856"; no outro, lê - se: "1875 Respeito aos EXM.os deputados T.e Domingos Roiz Viotti Dr. Cornélio Pereira de Magalhães Comendador José Pedro A de Mattos Dr. Silvestre Dias Ferraz 1890".
Ambos os medalhões são circundados, até, mais ou menos, dois terços de sua altura, por folhagens largas de fumo, tendo nas pontas sementes, tudo em relevo, à cimento.
O fumo constituiu, outrora, uma riqueza do município, e gozou de grande e merecida fama.
Esteve, como um símbolo, na bandeira do Império. Nele, vemos um traço de nosso labor e uma expressão de nacionalismo, postos na fachada da Matriz baependiana.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário