sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Festa de Nossa Senhora do Rosário



No dia 30 de outubro de 2012, foi realizada a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, um grande presente para os católicos de Baependi, já que esta Festa, não havia sendo realizada a algum tempo, alguns pensavam que já estava até extinta, esquecida pelo tempo.



Outro grande presente, foi a utilização da imagem original da Virgem do Rosário, uma linda e histórica imagem, que atravessa os séculos na nossa velha baependi. A imagem é de tamanho pequeno, feita de madeira totalmente bordada à ouro, seu estilo é o barroco.









































A procissão contou com a presença de dois grupos de congada de Caxambú, a de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Com cantos à Nossa Senhora, a procissão seguiu pelas ruas da cidade, até culminar na Igreja do Rosário.
Ao adentrar no Santuário, outra surpresa, a igreja havia ganhado novos móveis, ricamente produzidos para a igreja que os escravos ajudaram a construir no século XIX.



O tão singelo templo, ganhou Mesa do Altar, Ambão da Palavra, Castiçais, Suportes para dois Anjos Adoradores,
























Uma Imagem de São Benedito, Uma Imagem de Santa Ifigênia, Uma Imagem em estilo barroco de Nossa Senhora do Rosário, Um Crucifixo, Cadeira do celebrante, dois banquinhos para concelebrantes, Duas Credências, Suportes para dois Anjos Adoradores, e cadeiras para leitores e Ministros.














































 
 

No final da Celebração, foi lido um decreto, feito pelo bispo Dom Diamantino Prata de Carvalho, sobre o Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI. No decreto, contavam as igrejas que os fiéis deverão rezar para que assim possam gozar de Indulgências Plenárias.





A Santa Missa foi muito bonita, com cantos e danças típicas dos escravos, e ao final foram servidos vários quitutes aos participantes da Celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário