domingo, 24 de junho de 2012

Pentecostes em Baependi

Vem Espirito Santo de Deus, vem sobre todos nós, e faz deste mundo um mundo melhor!




De 19 à 27 de maio, aconteceu em Baependi na paróquia Santa Maria, a Semana de Pentecostes. Lembramos e festejamos Deus em Sua grandeza, nos concedendo o Seu próprio Espírito, que é Santo.
  
 Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.



A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).

No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.

Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.


















A Santa Missa do dia 27 teve início ás 00:00 Hrs, e por toda à noite até o raiar do dia, manteve - se na Capela do Santíssimo Sacramento adoração e canticos.
Ao final da celebração, os fiéis foram conduzidos até o exterior da igreja, para a realização de um rito, onde todos com velas acesas pelo Círio Pascal, e em volta de uma fogueira, fizeram preces e orações por todo o mundo. Em seguida todos jogaram suas velas na fogueira, simbolizando nossas esperanças de um mundo melhor.
Fazia um frio daqueles, a neblina cobria tudo, não dava pra enchergar nem um palmo à frente, mas todos permaneceram firmes até o final.

Dias memoráveis foram esses, embora fizesse tanto frio, os corações das pessoas que participaram foram aquecidos com a presença real de Jesus. Mas trazemos a esperança de que Cristo com certeza reinará no coração de todos sobre a terra.

Um chocolate quente foi servido às pessoas na madrugada da Vigília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário