domingo, 8 de abril de 2012

Sexta feira da Paixão

As Sete Palavras

É o ponto alto da Semana Santa em Baependi, começa às 14:00hrs com o Canto e Sermão das Sete Palavras.

 A Matriz, lotada de fiéis, relembrou as Sete Palavras que Cristo falou em suas últimas horas de vida. A agonia durou desde as primeiras horas do dia, até as 15:00hrs, quando Ele entregou o Espirito. Maria sua Mãe também o acompanhou.


Esta histórica imagem do Cristo crucificado, emociona a todos que vem para participar das cerimônias da Sexta feira da Paixão. Sobre ela já nos referimos em outra postagem.

O Sermão das Sete Palavras foi proferido pelo nosso pároco Pe. Douglas, as palavras foram todas cantadas primeiro, e depois um único sermão foi feito, diferente dos outros anos ,onde se cantava a Palavra e se fazia o Sermão sobre aquela estrofe que se cantava.

Logo após, aconteceu a Celebração da Palavra, Comunhão e Adoração da Cruz. O Sacerdote entra com um crucifixo coberto com um pano vermelho e faz trêz paradas, uma no início da igreja, outra no meio e outra quase no altar, lembrando as trez quedas de Jesus, à cada parada um pedaço do crucifixo é descoberto, e o Padre canta: Eis o Lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo


O côro responde: Vinde adoremos.


A homilia da celebração foi feita pelo Pe. Durvano. No final todos prestaram reverências ao Sagrado Lenho com o tradicional Beijo da Cruz.



*****************************************


Sermão do Descendimento da Cruz


É noite de lua cheia em Baependi, as pessoas se preparam para o grande Sermão do Descendimento da Cruz, que acontece todos os anos em frente à Igreja do Rosário.

 À cada ano que se passa mais e mais pessoas do país inteiro se programam para participar dessa cerimônia maravilhosa. Em questão de minutos já não havia mais lugar na praça, ja eram 20:00 quando o sermão começou, todos atentos e em silêncio, ouviram  a pregação proferida pelo ex - pároco da cidade...



 Pe. Afonso Henrique Alves da Silva. Tirando os cravos um a um, o corpo de Jesus foi retirado da Cruz e levado em procissão pelas ruas da cidade. Maria que acompanhou seu Filho todos os dias da Semana Santa, agora segue também o corpo de seu Filho, carregado por homens de branco.





A multidão acompanha o cortejo com velas nas mãos, ao longe se ouve  a Verônica cantando o antigo "O Vos Omnes", as matracas não cessam, e a banda juntamente com o côro cantam "Pupile Meus" e "Miserere".



Ao chegar na Matriz, lugar do sepulcro, todos fazem filas para beijar a imagem, demonstrando assim toda a fé e devoção do povo de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário