quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Imagens do altar de São José na Matriz de Baependi

Nossa Senhora Das Mercês
Na minha opinião, esta imagem é uma das mais bonitas da nossa Matriz. Além de conservar um olhar penetrante, traz uma doçura tão grande que dá até pra sentir o grande amor materno de Maria Santissima para com seus filhos. Ao contemplarmos a imagem da Virgem das Mercês, percebemos que o reino de Deus é para todos, porque não somente Ela mas também seu Filho, estão de mãos estendidas para quem quizer ser e ter uma vida santa.
Sobre sua chegada à Baependi, o livro Templos e Crentes nos narra a seguinte história:

" A imagem de Nossa Senhora das Mercês, oferecida pelo Padre Alberto Pereira Gomes Nogueira; chegou à Baependi, em 6 de janeiro de 1887, retirada da estação de Soledade, para Caxambu, de onde veio, para capela do Sagrado Coração de Jesus. Celebrou-se, aí, Missa Cantada , pregando, na ocasião, Mons. Marcos Nogueira.
Depois, foi para a chácara de João Constantino Pereira Guimarães; colocada no Passo do Encontro, partiu, em procissão, no citado ano, para Matriz."

******************************************
Imagem de Nossa Senhora das Vitórias


A imagem de Nossa Senhora das Vitórias, não tem tanta expressão facial, mas nem por isso deixa de ser uma bela imagem. Seu rosto, e do Menino Jesus, embora pálidos e bem brancos, guardam a pureza e simplicidade de Maria. Também, representa Nossa Senhora coroada como Mãe da humanidade, trazendo em seus braços a salvação do mundo enviada por Deus através do Espirito Santo.

Sua história é a seguinte:


"A imagem de Nossa Senhora das Vitórias, foi oferta do senhor Antônio Pereira Gomes Nogueira; é de carton-pierre, tamanho natural, feita em Paris. Chegou à Baependi, em 7 de janeiro de 1877; à 25 de março do dito ano, foi conduzida, em procissão, da chácara do senhor João Constantino à Matriz."


Nenhum comentário:

Postar um comentário