sábado, 18 de fevereiro de 2012

O sentido do Encontro

O verdadeiro sentido do encontro, como já dizia o leigo Marcelo Dantas, em uma pregação de terça feira Santa, nada mais é  do que um Deus repleto de amor por seus filhos, que tenta de todos os modos entrar em nossas vidas...

No princípio dos tempos, o mundo era encoberto pelas trevas, e o espirito de Deus pairava sobre as águas. E Deus disse faça - se, e tudo se criou.
Foi por amor que Ele nos fez a sua imagem e semelhança.

Deus vendo o homem na solidão, resolve promover o encontro entre homem e mulher, sendo assim, tudo o que Ele criara tinha agora sentido pois Deus, homem e mulher, participavam de um verdadeiro encontro santo sobre a terra.
Porém, tanto amor e harmonia, enche de inveja aquele que no maior desencontro se afastou de Deus. satanás introduz no coração do homem e da mulher o pecado, juntamente com o desejo de contrariar a Deus. Causando assim o afastamento da criação de seu Criador.

Mas Deus não desiste de nos procurar, porque Ele é amor somente. E então Ele tenta falar a seu povo atraves dos profetas e das pessoas que quardam com carinho suas palavras.

Mas o mair encontro de todos, é quando Deus, rejeitado por nós, resolve se fazer de carne e osso e habitar nosso meio. E o nome desse encontro é Jesus.
Os personagens protagonistas deste maravilhoso encontro que traz Deus aos homens, se figuram no Espirito Santo, no anjo Gabriel, e na jovem de Nazaré; Maria.
Maria ao contrário de Eva que se escondeu do Senhor no paraiso, não foge do encontro com Deus. E diz SIM ao plano que Ele prepara para se fazer carne no meio de nós.

Jesus vem ao mundo e cura seu povo, expulsa demonios, liberta os cativos, ENCONTRA -SE conosco. Mas tambem incomoda à muitos.

 Mas se na época para muitos era impossível fugir, se não havia mais para onde se esconder do Senhor, gritaram e entoaram um forte grito de... CRUCIFICA-O, CRUCIFICA-O...
Decidiram mata-lo.
(Eu me pergunto se nos dias de hoje não fazemos o mesmo)

Será que nos dias atuais, nós não "matamos" Jesus, quando fingimos não O conhecer, ou quando temos vergonha de dizer que somos Cristãos/Católicos?

Seria esse o fim do encontro de Deus e os homens?
Deus morreria tentando encontrar seu povo?
Certamente que não, porque enquanto Jesus carregava a pesada cruz em direção ao calvário, uma pessoa, uma mulher, ela tenta varar a turva em direção a Jesus, cotoveladas e empurrões a impedem, mas Ela continua e não desiste. Maria não teme os soldados e vai ao encontro de seu Filho.
Olhos nos olhos de Mãe e Filho, desmancham o desencontro de Adão e Eva com Deus no principio dos tempos. Maria personalidade humana, Jesus personalidade divina.

Há mais coisas entre um simples encontro de duas imagens...

 Se vermos com os olhos humanos, enchergaremos somente um teatro que se repete todos os anos, mas se vermos com o coração, veremos o desfecho da história de um Deus tão apaixonado por nós que nem a morte foi capaz de por fim ao Seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário