segunda-feira, 12 de março de 2012

O enigma da imagem da Senhora das Dores e do Senhor dos Passos

As imagens que vemos nas procissões da Semana Santa em Baependi nos deixam impressionados não só pela beleza de suas expressões, mas por serem também muito antigas.
Mas um detalhe impressionante me chamou a atenção ultimamente...
Nas fotos a seguir, veremos como a imagem de Nossa Senhora das Dores, e a de Nosso Senhor dos Passos, sofrem notáveis mudanças, ao serem expostas a determinados ambientes, com muita ou pouca luz.

Vamos ver primeiro a de Nossa Senhora:
*Foto 1

Repare que os olhos de Maria estão voltados para o alto, quem sabe observando Seu Filho agonizar na cruz. Seu sofrimento parece incomprienssivel, como se não existisse mais nada além de Seu Filho muito amado no alto do calvário.

*Foto 2

Quando mudamos o ângulo, a iluminação também muda juntamente com a expressão do rosto de Maria. Repare que agora temos a impressão de que Nossa Senhora tem um leve sorriso nos lábios, seus olhos não parecem mais voltados para o céu, mas somente para o lado.

*Foto 3

 Ja esta foi tirada mais de longe, quase não dá pra ver Seu rosto, mas quem vai à Matriz, percebe que não importa pra onde vá, ela sempre o acompanha com os olhos. Temos a impressão agora que Ela olha para a câmera,impressionante!!!
Na foto abaixo, vemos a imagem depois de ter seu vestido alterado, suas mãos subiram um pouco, e sua capa foi um pouco fechada, sua expressão também mudou.
Um fato interessante:

Em 1998, durante a reforma da Matriz, correu um boato de que os trabalhadores ouviam uma mulher chorar, mas não viam ninguém... alguns disseram que era a Virgem das Dores. Coincidentemente no mesmo ano, os vidros onde se localiza a imagem, começaram a embaçar. Logo se descobriu que o embaçamento dos vidros era causado por um buraco embaixo do altar, pois entrava ar frio de fora que se misturava ao ar quente de dentro da igreja, o buraco foi tampado parando assim de embaçar. Quanto ao chôro não ouve explicação.

Imagem do Senhor dos Passos:

Vamos ver primeiro o que acontece quando por exemplo, tiramos uma foto desta imagem usando somente a luz ambiente, ou seja sem o flash da câmera:
Foto 1
Vejam que o Senhor dos Passos parece calmo e tranquilo, parece estar conformado e não estar sofrendo tanto.

Foto 2
Já com o flash ativado, suas expressões são trazidas à tona, a então imagem calma e tranquila, ganha um sofrimento inexplicável. Seus olhos parecem abrir ainda mais.

Sem flash                                       Com flash


Na imagem sem flash, os olhos parecem estar caidos, um Cristo desolado muito cansado.

Na imagem com flash, os olhos estão mais abertos, parece dar até pra sentir sua respiração ofegante.



Veja mais de perto:


                                   

Nas procissões, essas duas belissímas imagens, deixam os fiéis impressionados com sua beleza. Com toda certeza, os artesãos que fizeram, tanto o Cristo, como a Virgem; conseguiram exprimir todo o sentimento de que se passa na cena do Encontro. Na penumbra das ruas elas ganham um ar de mistério e muito respeito...


Baependi se orgulha de possuir imagens tão belas e antigas como estas!!!

Um comentário:

  1. De fato é uma observação curiosa mesmo,em umas das fotos do Senhor dos Passos de Baependy, o mesmo se torna incrivelmente parecido com a imagem do Senhor dos Passos de Florianópolis SC
    Em outros ângulos da foto, não lembra o mesmo nem de longe...

    ResponderExcluir