domingo, 5 de fevereiro de 2012

Curiosidades que passam despercebidas

Detalhes da Igreja Matriz

Desde o início  da construção da igreja Matriz, pequenos detalhes, alguns deles quase imperceptíveis, foram colocados ao decorrer desta grande obra.
Sabemos que muitos padres passaram em nossa paróquia durante a constução deste templo, e cada um trabalhou intenssamente para ver o projeto finalizado. Pois bem, vamos ver agora, alguns desses detalhes!

Na foto acima, podemos ver uma parte da fachada, a parte superior, onde fica a cruz central e o medalhão. Se olharmos bem podemos ver abaixo do medalhão, a representação de um monte, e no topo uma pequena igrejinha. Talvez, pela expressão "Montserrat."
Dos dois lados vemos também duas pirâmides, com pontas agudas para o alto.(No topo delas, existem garrafinhas com areia e orações, lá colocadas à muito tempo atrás.


*****************************************


Capela de São José

Na parte de baixo da igreja, encontra-se a capela de São José, datada de 1902, nela também podemos ver as pirâmides com orações, como vimos na fachada. Mas o detalhe principal, que quase ninguém nota, é que, abaixo da cruz, exatamente no centro do triângulo, se pode ver as ferramentas básicas de um marceneiro. Ou seja São José!
(Antigamente todos os casamentos eram feitos nesta capela, porque São José é o protetor das famílias)

Veja a foto do interior da capela:


*****************************************


Capela do Martírio

 A capela do Martírio antigamente era chamada de capela dos Passos. Ela é chamada assim hoje, porque abriga as imagens representativas do calvário; Nossa Senhora das Dores, Nosso Senhor dos Passos, e Senhor Morto. Na base da cruz, vemos a data de sua construção, 1904. Também vemos no centro do triângulo, as ferramentas do martírio; cruz e o estandarte romano de Pôncio Pilatos, com as siglas: SPQR.

Veja a foto do interior da capela:




Algumas fotos da matriz em um lindo dia de domingo, após a missa das 10:00 hrs


Sem dúvida única no estilo em todo o Brasil

2 comentários:

  1. Olá Markinho !!

    Estivemos na segunda-feira passada conhecendo a cidade. Somos de Lavras-MG e gostamos muito. A devoção à Nhá Chica foi a maior motivação, mas o que mais me chamou a atenção foi a Matriz. Conversando com uma simpática comerciante (Lanchonete ao lado da Igreja do Rosário) ela nos deu detalhes históricos da Matriz. Ah, fio, tinha que pesquisar a respeito. Aqui estou e o seu blog tem sido o melhor a respeito.
    Nasci em Cruzília (cidade que ainda não conheço e devo visitar na próxima ida a Baependi). Infância em Carrancas e moro há mais de 20 anos em Lavras.

    Bela cidade, belo trabalho.

    Abraço

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, fico satisfeito em levar ao mundo minha terra querida, nos vizite mais vezes Paulo. Obrigado.

    ResponderExcluir