sábado, 11 de fevereiro de 2012

história da imagem do Senhor Morto Baependi


Esta imagem que vemos acima, tem uma história incrível. São mais de 200 anos de fé e tradição!

O Senhor Morto de Baependi, é levado em procissão na sexta feira da paixão, após o tocante sermão do descimento da cruz, realizado em frente a igreja do Rosário. A praça fica inteiramente lotada de fiéis vindo de várias partes do Brasil.

Sua Mãe Maria Santíssima, também-o acompanha em procissão, que culmina na igreja Matriz. Durante o trajeto, são ouvidos apenas os passos das pessoas, enquanto que ao longe, se ouve o canto da Verônica que ecoa pelos ares.


A história que veremos a seguir, conta como esta bela imagem revestida com couro de carneiro, e suas chagas feitas com rubis, chegou em nossa paróquia.

" Em tempos do Capitão - mor Manuel Pereira Pinto, um seu filho, solteiro, contraiu certa moléstia, que pôs em sobressalto seu desvelado pai; receoso, este, da incurabilidade do mal, voltou seu espirito, muito religioso, para Deus, formulando a promessa de que, se seu filho se salvasse, mandaria esculpir uma imagem do Bonfim para a Matriz.
O moço foi feliz; sarou.
Cumpriu - se a promessa. No velho Carmo, hoje Silvestre Ferraz, fazenda dos Criminosos, foi então abatido o cedro, que serviu para a imagem, modelada, segundo se diz, pelos traços de um filho do citado capitão mor Pereira Pinto, sendo trazida para a igreja, no paroquiato do vigário Domingos Rodrigues Afonso; recebeu retoques e encarnação do já mencionado artista Natividade.


É um Crucificado em tamanho natural, cabeleira também natural; nele, tudo inspira piedade e respeito.

Um comentário:

  1. Sua última frase resume a impressão que tive do
    Senhor Morto.

    Desejo passar a próxima Semana Santa aí, se Deus quiser !!!

    ResponderExcluir