quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Imagem do Senhor dos Passos Baependi

A imagem do Senhor dos Passos

Esta bela imagem situa - se na Capela do Martírio, no segundo arco da cúpula central, do lado esquerdo de quem entra. É uma imagem imponente, de uma expressão de muito sofrimento. O artista, quando à esculpiu, conseguiu exprimir todo o sofrimento de Jesus em seu caminho rumo ao calvário.
Manda a tradição, que somente os homens podem trocar sua túnica, geralmente a troca é feita na manhã de segunda feira santa, na Matriz, de onde sai em procissão à noite para a igreja do Rosário.


Sobre ela diz o livro TEMPLOS E CRENTES:
"O nicho, à esquerda, é o da imagem, grande, do Senhor dos Passos, com uma cruz reduzida, diferente da que leva em procissão.
É uma das mais antigas imagens, oriunda do porto, dizem uns, da Baía, afirmam outros; foi retocada e encarnada, no paroquiato do vigário Domingos R. Afonso, pelo já citado Natividade.

******************************************
A imagem de Nossa Senhora das Dores


Situa - se no mesmo altar da capela do martírio, juntamente com a do Senhor dos Passos. Já é a terceira imagem adiquirida pela paróquia, sendo que a 1ª era de menos de um metro, a 2ª de pouca expressão facial. Infelismente, não se sabe muito sobre essas duas imagens.
 A que se encontra na Matriz nos dias de hoje, é de uma beleza encantadora, seu olhar expressivo e sereno ao mesmo tempo nos faz voltar ao passado, e nos transporta de maneira sublime até
a época em que Ela mesma acompanhou o seu Filho muito amado com uma pesada cruz às costas, até o último momento.


Sobre a 3ª diz o livro TEMPLOS E CRENTES:


"A terceira, que se encontra, atualmente, em o nicho de que nos ocupamos, foi uma dádiva que, em 1862, fez a Matriz Domingos Rorigues Viotti. Esculpida no Rio de Janeiro, custou, na longínqua época de sua aquisição, 800$000; seu resplendor e o hábito, bordado à ouro, montaram à 300$000, e o belo manto azul, igualmente bordado à ouro, oferta do Cônego Joaquim Gomes Carmo, custou
 600$000."

Ainda mais sobre ela diz o Tombo:

"Na verdade, de tamanho natural, de madeira, inteiriça, mas para vestir-se, seu rosto foi esculpido e encarnado com tanta maestria que move a um tempo a admiração do bello e a compunção e condolencia; seus olhos desconcertados, ao leigo parece defeito, mas, a quem sabe apreciar os felizes momentos do artista, um rasgo de genio: esta iamgem tem tido presos deante de si em grande número aos que tem visitado a nossa Matriz."

Um comentário:

  1. Visitei a Igreja e fiquei encantada . Procurei no local algum livro ou mesmo folheto que contasse a história das imagens, ninguém soube dizer nada.Muito bom esse blog.

    ResponderExcluir