segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os sinos de Baependi

Vamos falar um pouco dos nossos sinos!
Nós sempre ouvimos o soar dos sinos em várias ocasiões na nossa paróquia, mas algumas pessoas não sabem que o toque, muda, dependendo do que está acontecendo no determinado momento.
Vamos ver agora alguns detalhes de nossos principais sinos.


* O sino Jerônimo:
Notável pela beleza de sua voz; tem, no exterior de sua boca, esta inscrição: "Villa de Santa Maria de Baependi anno de 1848".
Este sino é usado em todas as ocasiões na nossa paróquia; enterros/ festividades/ ás 18:00 hrs na Ave Maria/ na Quaresma ao meio dia, ás 15:00 e as 18:00hrs/ na Via Sacra de domingo/ todos os dias do Setenário das Dores ás 12:00, 15:00, e 18:00hrs.
O sino Jerônimo tem um som inconfundivel. Para nós, filhos da terra, e principalmente aqueles que vão embora para outra cidade, sentem saudade do badalar compassado do velho Jerônimo em noites de domingo.



* O sino Manuel:


Vê - se, em sua face: "A. T. P. G. 1850 R! do sabão nº 77".

Este sino é usado em celebrações festivas e enterros, juntamente com o Jerônimo.
Seu som é considerado o melhor dentre os três.


* O sino Pedro:



O sino menor, de som agudo, chama - se Pedro. É usado em festividades e enterros, juntamente com os outros dois sinos que já vimos.

Trecho do livro Templos e Crentes:

" Os filhos ausentes da velha cidade moem saudades, no fundo dos corações, quando se lembram do chorar do jerônimo, em dias de Semana santa. Ao dobra - lo, o sineiro o sustenta de boca para cima, e, pelas extremidades da mesma, com um hábil movimento, faz girar o grosso badalo; esse girar, sonoro, raspante, é que faz o chorar do Jerônimo. E ele, também, algumas vezes, sentinela da cidade. Se nesta aparece um incêndio, se algum perigo sério a ameaça, em rebate grita o sino, potente, aflito, convocando o povo, que, pressuroso, se congrega a sua voz".


 Eu me sinto honrrado de poder tocar o velho sino Jerônimo em noites de domingo, durante a Via Sacra após a Missa, é uma sensação que só quem vive e passa por ela consegue explicar. Dá um orgulho de ser Baependiano!

4 comentários:

  1. MARKINHO, BOA NOITE!!!
    ESTIVE AQUI NO SEU BLOG VÁRIAS VEZES, E EM UMA DELAS EU DEIXEI UM RECADINHO, QUE PRECISAVA DO LIVRO TEMPLOS E CRENTES. VOCÊ ATÉ CHEGOU A POSTAR UM COMENTÁRIO AQUI, QUE SE EU FOSSE À BAEPENDI, VOCÊ ME ARRUMARIA UMA CÓPIA. ISSO É POSSÍVEL, MARKINHO???
    UM ABRAÇO, AGUARDO RETORNO!!!

    SÍLVIA DE FÁTIMA OLIVEIRA

    silvia.de.fatima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. MARKINHO, BOA TARDE!!!

    ESTIVE AQUI NO SEU BLOG VÁRIAS VEZES,POIS ESTOU JUNTAMENTE COM UMA AMIGA, FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE NHÁ CHICA; E AQUI NO SEU BLOG, ENCONTREI MUITAS COISAS INTERESSANTES. EM UMA DELAS EU DEIXEI UM RECADINHO, QUE PRECISAVA DO LIVRO TEMPLOS E CRENTES. VOCÊ ATÉ CHEGOU A POSTAR UM COMENTÁRIO AQUI, QUE SE EU FOSSE À BAEPENDI, VOCÊ ME ARRUMARIA UMA CÓPIA DESTE LIVRO. ISSO É POSSÍVEL, MARKINHO???

    UM ABRAÇO, AGUARDO RETORNO!!!

    SÍLVIA DE FÁTIMA OLIVEIRA

    silvia.de.fatima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. OI, MARKINHO!!! COMO VAI??? AQUI TUDO BEM, ESPERANDO A CÓPIA DO LIVRO: TEMPLOS E CRENTES...OBRIGADA, MARKINHO POR TAL ATENÇÃO E GENTILEZA!!!
    MAS...LENDO AQUI O ÚLTIMO PARÁGRAFO, ONDE VOCÊ FALA SOBRE OS SINOS DE BAEPENDI, FIQUEI CURIOSA. VOCÊ TOCA SEMPRE O SINO JERONIMO, OU SÓ EM SÓ EM NOITES DE DOMINGO, E DURANTE A VIA SACRA, APÓS A MISSA.OU TOCAR O SINO JERÔNIMO, É SUA MISSÃO, OU SEJA SUA FUNÇÃO, NA PARÓQUIA??? UM ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  4. Não, não!
    No tempo da Quaresma, os serviços na paróquia se intensificam, eu apenas ajudo naquilo que mais gosto, tocando o sino não apenas nas Vias Sacras, mas também ao meio dia, ás três, e as desoito horas(quarta e sexta feira),mas não faço só isso, ajudar nos serviços da igreja aqui em Baependi sempre foi minha maior satisfação!

    ResponderExcluir